Maria Teresa Madeira, pianista

Maria Teresa Madeira, pianista

1995, Forrobodó

Meu primeiro contato com Chiquinha foi em 1995 num projeto do Centro Cultural do Banco do Brasil no RJ, quando participei do “Forrobodó” revista-musical de Chiquinha. Eu fiz a direção musical e também tocava nas récitas. Aliás, ganhamos o prêmio Mambembe de teatro daquele ano.

Viajamos com a peça para Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. E na ocasião também fiz um show com Zezé Gonzaga, Maurício Carrilho, Pedro Amorim e Paulo Sérgio Santos só com Chiquinha.

 

1999, minissérie Chiquinha Gonzaga (TV Globo)

Foi maravilhoso participar da minissérie. Conheci e trabalhei com pessoas muito especiais: Regina Duarte, Jayme Monjardim, Marcus Viana e tantos outros. Fiz a trilha ao piano, os vídeos clipes e a dublagem das mãos da Regina. Identifico-me com a obra dela. Sinto-me muito à vontade como intérprete. Admiro também toda a sua trajetória como mulher e tudo que ela conquistou, inclusive abrindo um espaço para a mulher compositora e instrumentista.

Para mim Chiquinha deu muita sorte, me abriu caminhos. Aprendi muito com ela, e continuo aprendendo. Sou muito grata a ela.

 

1999, CD Chiquinha Gonzaga, Mestres Brasileiros vol. 1
1999, CD Chiquinha Gonzaga Duo – Marcus Viana e Maria Teresa Madeira

chiguinha gonzaga - 023 copia

Saiba mais

chiq duo copia

Saiba mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Obra de Chiquinha Gonzaga

Todas têm pra mim um sabor muito especial, mas Lua branca, Atraente e Bionne posso dizer que estão entre as minhas favoritas.

Gravei dois CDs pela gravadora de Marcus Viana, Sonhos e Sons, que fez toda a parte musical da minissérie. Foram somente dois dias de gravação, a Sonhos & Sons tem uma equipe excelente e muito profissional. Fiquei à vontade com a escolha do repertório.

 

2013, Forrobodó

Forrobodó, peça teatral musicada por Chiquinha Gonzaga em 1912 ganha nova apresentação.
Forrobodó | Montagem baseada na revista, libreto de Luiz Peixoto e Carlos Bettencourt.
Direção: André Paes Leme
Direção Musical: Maria Teresa Madeira
Elenco: Flavio Bauraqui, Érico Brás, Juliana Alves, Marcos Sacramento, Pedro Miranda, Alan Rocha, Edna Malta, Joana Penna, Sara Hana e Sérgio Ricardo Loureiro
Não é mera coincidência. André e a produtora Andréa Alves, da Sarau, resolveram retomar a parceria de 18 anos atrás para realizar um novo Forrobodó. Enquanto a versão que foi apresentada em 1995 procurava reconstituir o estilo ingênuo e pitoresco de uma época do teatro carioca, a que chega ao palco do Sesc Ginástico nem usa figurinos antigos, apostando na inteligência do espectador, que verá os atores partirem de uma roda de samba para encarnar seus personagens.

 

Fonte: www.chiquinhagonzaga.com